21 de novembro de 2010

Professor em autoavaliação - parte 2

Ainda estou escrevendo sobre o planejamento e a elaboração de avaliações, mas por enquanto, seguem mais algumas perguntas norteadoras para a autoavaliação do docente...



1 – Quais são melhores formas de se relacionar com os alunos que podem favorecer o alcance dos objetivos?
2 – Como posso, desde a primeira aula, criar um clima favorável à expressão de sentimentos e ideias?
3 – Que qualidades e características posso focalizar em cada aluno e na classe?
4 – O que os alunos têm em comum?
5 – Quais os padrões gerais apresentados por cada classe?
6 – O que cada aluno tem de diferente?
7 – Como posso lembrar mais rápida e facilmente os nomes dos alunos?
8 – Como posso perceber cada aluno de forma individualizada?
9 – Como posso ver/ouvir/sentir/pensar do ponto de vista dos alunos?
10 – Eu sei ver e sentir do ponto de vista do aluno?
11 – Que tipo de atitudes e comportamentos meus não são nem pessoais (quentes) demais, nem impessoais (frios) demais?
12 – Que expectativas mais produtivas posso manter a respeito dos alunos?
13 – Que preconceitos ou estereótipos posso estar mantendo com relação a uma classe? Como revertê-los?
14 – Que preconceitos ou estereótipos posso estar mantendo com relação a um aluno ou aluna? Como revertê-los?
15 – Estou sendo sereno, coerente, justo e respeitoso o bastante e o suficiente?
16 – Poderia tornar a fluência de sentimentos parte da experiência de aula? Como?
17 – O que devo levar em conta ao avaliar uma turma ou aluno de forma a conduzi-los eticamente aos objetivos?
18 – Estou respeitando as diferenças de opinião?



Espero que estejam gostando.

Até a próxima!