22 de janeiro de 2011

Professor em autoavaliação - parte 3

Depois de retomar o ano letivo, é hora de retomar a vida de professora blogueira.
Mais um post sobre a autoavaliação docente, que é importante, muito e sempre.

  1. Como posso contribuir para a realização e integração pessoal de cada aluno?
  2. Que informações sobre os alunos são importantes para mim e meus objetivos?
  3. O que já venho fazendo que tende a facilitar o relacionamento com a classe e com cada aluno?
  4. O que já venho fazendo que tende a prejudicar o relacionamento com a classe e com cada aluno?
  5. O que posso fazer para estimular a autonomia dos alunos?
  6. Como posso estimular a colaboração e a ajuda mútua entre os alunos?
  7. Já identifiquei os líderes na classe?
  8. Como posso usar melhor as funções do representante ou líder de turma?
  9. Em que medida os alunos estão acreditando na minha capacidade?
  10. Qual é a capacidade de cada aluno de conduzir o processo de ensino-aprendizagem?
  11. Quais alunos podem ser menos conduzidos? E quais alunos precisam ser mais conduzidos?
  12. Eu já identifiquei o que quer cada aluno?
  13. Que tipo de crenças possui um aluno que pode prejudicar seu desempenho?
  14. Algum aluno pode ter criado associações desagradáveis com relação a mim?
  15. Que sentimentos e crenças estão sustentando os comportamentos de um aluno?
  16. Como posso proporcionar mais bem-estar aos alunos em classe?