22 de janeiro de 2011

Professor em autoavaliação - parte 4


Meus alunos estão motivados? Sim? Não? O que fazer?



  1. O que motiva os alunos?
  2. Como aumentar o interesse dos alunos pelos conteúdos e pelas aulas?
  3. Como motivar os alunos a estudarem?
  4. Como manter a atenção dos alunos focalizada nos conteúdos?
  5. Como tornar os conteúdos mais atraentes que outros aspectos divergentes dos objetivos definidos?
  6. Como conduzir os alunos na busca de um significado interessante e estimulante para os conteúdos?
  7. Quais são os contextos mais amplos da vida cotidiana nos quais se pode situar os conteúdos apresentados aos alunos?
  8. Em que os conteúdos poderão ser úteis aos alunos?
  9. O que posso fazer por um aluno com dificuldades em relação aos conteúdos?
  10. Como posso me sentir mais motivado para ministrar as aulas?
  11. Como posso tornar as aulas mais interessantes  e motivadoras para mim?
  12. Como posso fazer os alunos associarem prazer aos conteúdos?
  13. O que posso fazer no primeiro dia para garantir maior sucesso ao longo do cronograma?
  14. Como despertar nos alunos o gosto pela leitura, pela experimentação e pelo raciocínio independente?
  15. O que posso fazer para os alunos perceberem a importância dos conteúdos?
  16. Que tipos de conflito podem estar tendo os alunos?
  17. Como posso tornar o ambiente de estudos mais confortável?
  18. Como posso trazer para a sala condições semelhantes ao contexto social/profissional dos alunos?